terça-feira, 28 de setembro de 2010

LULA x (parte da) Mídia


Pensei que nas edições de domingos dos jornais e revistas que fazem oposição sistemática ao Lula e a Dilma, estivessem recheadas de calúnias e difamações pessoais. Enganei-me, pois o mote destes veículos de comunicação foi a tentativa de desqualificar a inteligência do povo brasileiro acusando o Presidente Lula de quer cercear a imprensa brasileira. Bem ao estilo Lula de governar, nosso presidente tem peitado alguns jornais e revistas acusando os de tendenciosos e instigando-os a assumirem claramente suas opções políticas nas próximas eleições.  Eis os resultados na mídia:
Título do editorial da Folha de São Paulo de domingo dia 26/09/2010: “Todo poder tem limite”. Depois de muito bla bla bla, a família Frias ameaça: ........... “Fiquem advertidos de que tentativas de controle da imprensa serão repudiadas – e qualquer governo terá de violar cláusulas pétreas da Constituição na aventura temerária de implantá-lo”.
Capa da Veja: “A Liberdade sob Ataque: a revelação de evidências irrefutáveis no Palácio do Planalto renova no presidente Lula e seu partido o ódio à imprensa livre”
Matéria do Globo de domingo sob o título de: “Cresce apoio a manifesto pela imprensa: lançado na quarta-feira, documento já havia obtido 35,6 mil assinaturas de adesão, até a tarde de ontem”
O Estadão assume: no editorial de domingo a família Mesquita, dona do jornal resolveu declarar abertamente seu apoio ao candidato José Serra, segundo ele, para evitar que guerrilheiros e antidemocráticos assumam o Brasil.
Passadas as eleições gostaria de voltar a confiar na imprensa brasileira. Espero que a ética retorne aos editoriais e as reportagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário