quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Em 20 anos, número de fumantes caiu 45% no Brasil



Em 1989, 33% dos brasileiros maiores de 18 anos fumavam, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Hoje essa proporção é de 18%, concluiu a Pesquisa Especial de Tabagismo divulgada hoje pelo instituto. A queda foi de 45%.
A pesquisa, realizada a partir de 2008, entrevistou 39.425 brasileiros com mais de 15 anos. Desses, 17,5% fumam.
"Já conseguimos reduzir bastante o número de fumantes, mas precisamos continuar a briga. A indústria do tabaco primeiro focou as mulheres, e o resultado já pode ser constatado: o número de mulheres que começa a fumar antes dos 15 anos é 22% maior do que a dos homens, segundo a pesquisa. Agora, o foco da indústria são os jovens. Essa é a principal faixa etária em que devemos trabalhar, porque é a idade em que é mais fácil abandonar o vício, também", diz Liz Maria de Almeida, gerente da Divisão de Epidemiologia do Inca e responsável pela apresentação da pesquisa, hoje, na sede do instituto, no Rio.
(Folha de São Paulo. Caderno Equilíbrio e Saúde em 30 de agosto de 2010)

Fui fumante durante longos e tenebrosos 34 anos. Tudo começou aos 14 e felizmente findou-se aos 48 anos após longa reflexão e ensaio. Comecei como todos da minha idade, meio por embalo, meio por auto-afirmação e sem nenhuma informação dos malefícios que o cigarro causa. Apesar do martírio que passei quando era fumante, posicione-me radicalmente contra qualquer tentativa de coibir os cidadãos de fumarem. Aplaudiria em pé se ao invés de caçarem fumantes proibissem a fabricação e distribuição de cigarros. Mas cadê a coragem para isso.
Meus alunos me perguntam como proceder para conscientizar pessoas. Penso que uma das formas mais eficazes está em mexer onde dói mais, ou seja, no bolso. Como contribuição para que os fumantes larguem o vício apresento alguns dados para reflexão e análise.
Fumei durante 34 anos ininterruptamente, portanto 12.410 dias. Minha média de consumo foi de dois maços por dia. No início fumava pouco, porém gradativamente fui aumentado a quantidade até atingir a marca de três e ½ maços por dia.
Considerando que o cigarro que eu fumava custa atualmente R$ 4,50 o maço, posso afirmar que durante a minha estúpida vida de fumante gastei a bagatela de R$ 55.845,00. Dinheiro suficiente para comprar por exemplo um Honda City Zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário