sábado, 29 de janeiro de 2011

Os Direitos Humanos


Senso comum me irrita. Quer coisa mais chata que transmissão de futebol pela globo, onde os comentaristas e narradores apresentam a sua visão e versão pelo jogo e no outro dia todos que assistiram vivem repetindo as mesmas palavras e conceitos? Isto tem acontecido muito, em todas as áreas, inclusive na política. Mais uma vez a imprensa tem o poder de impetrar verdades na cabeça do povo. Para comprovar o que eu digo, poderia apresentar diversos exemplos, porém quero discorrer sobre um que tem me incomodado há muito tempo.
Quase todas as TVS abertas têm em sua grade aqueles programas policiais de gosto duvidoso. Geralmente são apresentados por jornalistas sensacionalista que berram as notícias e emitem opiniões,e assim criam o senso comum sobre um ou outro assunto. Há anos vejo  um massacre à Comissão de Direitos Humanos. Sempre que acontece um crime bárbaro, estes idiotas que estão apresentando programas policiais questionam: “Onde estão os Direitos Humanos que não protegem as vítimas, mas sim os assassinos”?
Qual é o papel dos Direitos Humanos?
São os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:
 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade
Crime comum, hediondo ou não, é atribuição da polícia e a justiça. Não cabe aos Direitos Humanos qualquer acolhimento a este tipo de vítima. Não é sua atribuição, nem no Brasil nem no mundo.
Pergunte para quaisquer dez pessoas o que elas pensam sobre a Comissão dos Diretos Humanos. Tenho certeza que a maioria irá responder que eles só cuidam dos bandidos. De onde será que vem esta informação?
De novo a imprensa. Sempre livre e irresponsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário