O Procon-SP já recebeu neste ano 5.713 reclamações ou
pedidos de orientação sobre problemas com a telefonia celular.
De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira, os
principais problemas são cobrança indevida e serviços não fornecidos.
No primeiro caso, o Procon-SP cita como exemplos alterações
de planos pré para pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de
dados ou serviços de entretenimento não solicitados. Também entram nesse rol
dificuldades em cancelar as mudanças não solicitadas.
Entre serviços não fornecidos o órgão aponta funcionamento
precário, falhas de conexão, inoperância ou queda de sinal frequente e
velocidade dos serviços de internet abaixo da que foi contratada.
Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP, afirma
que o grande problema ainda é a ineficiência do Sistema de Atendimento ao
Consumidor (SAC) das empresas.
"Infelizmente este ainda é um gargalo não só no setor
de telefonia. As empresas precisam investir mais no atendimento ao consumidor
de forma efetiva, dando solução aos problemas de forma fácil e rápida",
disse, em nota.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado
- acesso em 19/06/12
Mais de 5700, só no primeiro semestre do ano e só em São
Paulo. Pensa quantas reclamações no Brasil e quantas que são deixadas de lado
por inconformismo ou desconhecimento. Na verdade o que deveria acontecer é um
tribunal exclusivo para estes serviços tipo sky, telefonia fixa e móvel,
seguros de carro, cartões de crédito, internet etc. Tente cancelar via 0800 um
serviço contratado. Tente efetuar uma reclamação. Uma estúpida voz gravada fará
o possível para que você desista.
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