Número de usuários
Segundo o Ibope NetRatings, somos 79,9 milhões de
internautas tupiniquins[1], sendo o Brasil o 5º país mais conectado. De acordo
com a Fecomércio-RJ/Ipsos, o percentual de brasileiros conectados à internet
aumentou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011. O principal local de acesso é a
lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos,
com 25% . O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.
Comércio eletrônico
Em 2008 foram gastos R$ 8,2 bilhões em compras
on-line. Em 2009, mesmo com crise, foram gastos R$ 10,6 bilhões. 2010 fechou
com R$ 14,8 bilhões, atingindo 1/3 de todas as vendas de varejo feitas no
Brasil e em 2011 foram gastos R$ 18,7 bilhões. Ainda assim, apenas 20% dos
internautas brasileiros fazem compras na internet; aqueles que ainda não
compram, não o fazem por não considerar a operação segura (69%) ou porque não
confiam na qualidade do produto (26%).
Publicidade on-line
A internet se tornou o terceiro veículo de maior
alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. 87% dos internautas utilizam a
rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores
ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões
expressas online.
Desigualdade Social
A desigualdade social, infelizmente, também tem vez
no mundo digital: entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% tem acesso à Internet;
entre os 10% mais ricos esse número é de 56,3%. Somente 13,3% dos negros usam a
Internet, mais de duas vezes menos que os de raça branca (28,3%). Os índices de
acesso à Internet das Regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) contrastam com os
das Regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%)[32].
O Brasil cresce sim e muito. Pena que a desigualdade
social ainda está em níveis altos. Muito se fez mas ainda existe muito a fazer.
Os dados apresentados da desigualdade social no uso da internet alerta para que
o Brasil continue investindo em educação e distribuição de renda.
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