terça-feira, 1 de março de 2011

Mentes Insanas 2


Bem que eu tentei ler com a mente aberta a revista Veja e o jornal o Estado de São Paulo, mas não consegui. Estes dois meios de comunicação conseguem ser os mais reacionários da imprensa brasileira. Olha que eles concorrem com a Globo, a Folha e um tanto de outra publicações que insistem em denominar a democracia como bandeira, mas que no fundo defendem um pseudo modelo democrático que só privilegie as classes dominantes. Vamos por partes para justificar meu julgamento:

1-     Os editoriais
Repletos de opiniões próprias como devem ser, mas sempre defendendo somente um lado da realidade. Para se ter uma idéia do que eu estou falando, o Estado de São Paulo declarou em seu editorial a opção de defesa do candidato a presidente, o Sr. José Serra. Penso que a partir disso, qualquer notícia positiva do seu candidato, ou negativa do seu adversário é totalmente questionável.

2-     Os Articuladores
Totalmente afinados com os editoriais. Mais ou menos assim: o que o patrão (coronel) manda eles obedecem. Na verdade a profissão de jornalista é algo meio estranha. Não precisa de formação nem em nível de 2º técnico nem em nível superior para exerce-la. Qualquer um que compactue com a linha editorial do jornal está apto para assumir a importante e nobre função de jornalista. E pensar que tantos lutaram e morreram pela liberdade de imprensa, e vê-la entregue a esse bando.

3-     O painel de Leitores
É claro que leitores influenciados pelas linhas escritas dos jornais e revistas representantes da grande imprensa nacional, reproduzam as idéias e opiniões publicadas.
A sorte é que eles são poucos, o perigo é que eles possuem o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário