quarta-feira, 29 de junho de 2011

Escabeche de Abobrinha


Sempre digo que uma boa forma de demonstrar carinho e amor aos amigos e familiares, consiste em cozinhar para eles. Mesmo que você não tenha tanta habilidade para tal, experimente e verás o quanto é prazeroso compartilhar uma bela comida com que gostamos. Domingo próximo acontecerá um momento desses. Minha irmãzinha caçula, a Mônica comemorará seu aniversário e eu me prontifiquei a cozinhar para ela, para seus e meus amigos e para a nossa família.
Pensei em um cardápio simples baseado em antepastos e escabeches. Compartilho com vocês um dos escabeches que estarei fazendo. Simplesmente o máximo.


 Escabeche de Abobrinha

Ingredientes e modo de preparo

- Oito abobrinhas do tipo menina. (aquelas pescoçudas)
(corte os pescoços das abobrinhas em fatias finas, e do bulbo retire as sementes e fatie em pequenos pedaços. Reserve a abobrinha em uma bacia grande)

- Uma cabeça de alho
(descasque os dentes da cabeça do alho e pique os de forma rústica, ou seja não em pedaços pequenos. Junte os pedaços na bacia com as abobrinhas)

- Seis cebolas grandes
(corte as cebolas em finas fatias e junte com as abobrinhas)

- 200 g de azeitonas verdes sem caroço
(corte cada azeitona ao meio e junte com as abobrinhas)

- Seis pimentas do tipo dedo de moça
(retire as sementes das pimentas e pique as em pequenos pedaços. Junte às abobrinhas)

- 200 g de alcaparras
- um punhado de orégano
- duas colheres de sopa de pimenta do reino
- duas colheres de sal
- 100 ml de vinagre balsâmico
- 200 ml de azeite extra virgem
(coloque esses ingredientes na bacia junto aos outros ingredientes)

Com as mãos misture tudo muito bem e disponha esta mistura em uma assadeira e leve ao fogo médio sem cobrir. Primeiro esta mistura irá liberar água que aos poucos irá se dissipando, assando o escabeche nesta deliciosa calda. Você poderá finalizar o escabeche quando ele já estiver secando. Coloque-o em um recipiente de vidro com tampa e complete com azeite extra virgem até cobrir toda a mistura. Deixe na geladeira por dois dias e pronto.
Sirva com torradinhas, e evidentemente regado a muita cerveja.

Um comentário:

  1. Olá meu amigo, q bom encontrá-lo por aqui....Não sabia q além do maravilhoso dom de ser um professor tão dedicado, tbém é bom cozinheiro...q coisa....rsrsrsr
    Um grde. abraço

    ResponderExcluir