sexta-feira, 29 de outubro de 2010



Junto com a minha família e muitos amigos, estarei na segunda feira próxima em uma celebração homenageando a vida de um querido primo que nos deixou há pouco tempo. Com certeza a melancolia e a saudade estarão presentes, porém esta é a vida.
Fui incumbido de fazer o almoço para as sessenta pessoas que estarão juntas. Sei que é muito difícil cumprir tal demanda, mas o cardápio que pensei atenderá as expectativas reinantes. Vou trabalhar no preparo deste almoço para alimentar corpos e almas das pessoas que estarão presentes.
Galinhada
Já fiz diversas galinhadas na minha vida, sempre para poucas pessoas e quase nunca segui uma determinada receita, agora para sessenta comensais usarei este  mesmo critério. Respeitando as bases da receita que obviamente são a galinha e o arroz, compartilho com vocês como eu agirei na elaboração deste prato.
Ingredientes
Seis quilos da coxinha da asa (só a coxinha)
Oito quilos de peito de frango. (cada peito cortado em três pedaços de tamanhos iguais)
Oito quilos de sobre coxa de frango (cada sobre coxa cortada ao meio)
Cinco quilos de arroz (cozinhe um dia antes e reserve)
Dez quilos de tomates (tire a sementes e pique pedaços não muito pequenos)
Seis quilos de cebola (pique as cebolas em pedaços não muito pequenos)
Quatro cabeças de alho (descasque todos os dentes e processe-os o passe no espremedor de alho)
Três quilos de cenoura (descasque-as e pique em pedaços não muito pequenos)
Dois quilos de pimentão verde (descarte as pontas e o miolo e pique em pedaços não muito pequenos)
Dois quilos de ervilhas congeladas
Meio quilo de pequi (corte em pequenos pedaços)
Doze pimentas dedo de moça ( sem sementes e picadas em pequenos pedaços)
Quatro maços de cheiro verde (pique em pequenos pedaços)
Um punhado de Colorau
Azeite
Sal, pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Coloque todas as carnes do frango em uma bacia grande e tempere com o alho, azeite, sal, pimenta do reino e o colorau e deixe marinando por uma hora.
Em uma bacia grande coloque os tomates, as cebolas, as cenouras, os pimentões, as ervilhas, os pequis, as pimentas dedo de moça e o azeite, e misture tudo com as mãos.
Devido à quantidade é necessário utilizar duas panelas bem grandes para dar seqüência.
Coloque um bom bocado de azeite em uma das panelas e leve ao fogo alto até aquecer bem.
Coloque a metade dos frangos na panela e vá mexendo até começar a soltar água. Abaixe o fogo tampe a panela e deixe cozinhando por 30 minutos. (sempre mexendo)
Acrescente a metade dos legumes picados e mexa bem. Deixe cozinhando por 30 minutos com a panela fechada. O frango vai cozinha na água dos legumes.
Experimente o cozimento do frango e quando estiver macio, corrija o sal e a pimenta e acrescente a metade do arroz reservado. Mexa bem.
Antes de servir e misture a metade do cheiro verde.
Paralelamente repita a operação em outra panela com a outra metade dos ingredientes.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sem Palavras


A mídia é poderosa mesmo. De tanto repetir uma mentira ou meia verdade, isto acaba se tornando absoluto. Quando o quarto poder, ao invés de informar de forma isenta e correta, utiliza recursos inescrupulosos para atacar a vida e a moral de pessoas, fatalmente isto acaba pegando, transformando cidadão em bandido. Inúmeros são os casos em que a imprensa, por incompetência ou má fé, julgou e condenou precocemente casos ou pessoas, e que depois que a verdade veio à tona, nada aconteceu com os algozes e irresponsáveis julgadores.
Em hipótese nenhuma estamos fazendo apologia à censura, mas também não podemos ficar de braços cruzados à mercê destes mercenários da comunicação tentando impor meias verdades  à sociedade. Penso que a responsabilização criminal por qualquer calúnia deva existir nos meios de comunicação. Basear sua defesa em sigilo de fonte é no mínimo chamar a sociedade de burra, pois assim sempre os irresponsáveis estariam protegidos. Só para ilustrar o que eu penso, vou apresentar um exemplo de como a mídia pode ser perversa.
Não morro de amores pelo Presidente da Venezuela Hugo Chaves, mas veja o que a poderosa imprensa brasileira faz com ele. No afã de relacioná-lo com Presidente Lula com, sempre que é noticiado algum evento, referem se ao Chaves como um ditador e déspota.
Vamos aos fatos, o Chaves conquistou a presidência da Venezuela através de eleição livre e democrática onde observadores do mundo todo estiveram presentes e validaram  o pleito, e em nenhum momento foi descumprida a constituição do país, então  como podemos chamar o Chaves de ditador?
Muita gente, inclusive  letrados acreditam piamente nisso, graças a imprensa.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Duplicação da Euclides da Cunha



Drama sem fim Deputada diz que duplicação só em 2011.

De duas, uma: ou Analice Fernandes está mal informada ou tem gente falando sem base sólida sobre o que de fato está ocorrendo.
 Foi com um misto de surpresa e indignação que os participantes de um encontro em Fernandópolis com a deputada estadual reeleita Analice Fernandes (PSDB) receberam a notícia de que a duplicação da Rodovia Euclides da Cunha só vai começar em 2011. A visita dela aconteceu neste último final de semana.
Ninguém esperava por isso, porque as últimas notícias, transmitidas por pessoas ligadas ao governo, foram no sentido de que está tudo acertado para o início imediato das obras.
De duas coisas, uma. Ou a parlamentar tucana está mal informada sobre o assunto ou tem gente falando sem base sólida sobre o que de fato está ocorrendo.
A lengalenga é antiga. Um dos mais recentes episódios aconteceu pouco mais de um mês atrás, no dia 17 de setembro, quando o governador Alberto Goldman veio a Votuporanga e assinou, na presença de prefeitos e outras autoridades da região, a ordem de serviço para o início da obra.
Em seguida, veio a informação que estava acontecendo um atraso para a entrada em operação das empreiteiras contratadas para a execução dos serviços porque estava faltando um alvará de liberação por parte das autoridades ligadas ao meio ambiente.
Há cerca de uma semana foi divulgada a notícia de que tudo estava resolvido e que as empreiteiras já estavam prontas para instalar os canteiros de obras e começar os serviços de duplicação.
Agora, vem a deputada Analice Fernandes, do partido do governo, uma das mais votadas no Estado na eleição de três de outubro passado e dá essa declaração. A pergunta que fica é sobre quem está certo nisso tudo.
Extraído do Jornal Diário de Votuporanga, publicado no dia 26 de outubro de 2010

Quando comecei este blog não tinha a intenção de postar notícias locais (Votuporanga e Região), porém penso ser muito relevante registrar este fato acima descrito.
Para interar melhor os leitores, digo que faz 15 anos que moro na região e em todas as eleições que aconteceram, a duplicação da Rodovia Euclides da Cunha sempre esteve presente no debate. O governo estadual que é do PSDB afirma que a duplicação será feita, a população crédula vota em massa, e um dia após a eleição esta história cai no esquecimento. Parece que temos uma repetição. Penso que existe um cheiro de estelionato eleitoral no ar

quinta-feira, 21 de outubro de 2010



Sempre que posso, eu vou para a cozinha para preparar almoços e jantas para a minha família e meus amigos. Alimentar-se não deve ser um ato mecânico que visa saciar a fome e manter o corpo vivo. Na verdade deveríamos a cada momento à mesa extrair todos os prazeres oferecidos, como o preparo, a degustação, o convívio com os amigos e a família e a explosão de sabores que uma boa comida proporciona. Como isso felizmente tende a ser uma rotina na minha vida, procuro aqui compartilhar com meus amigos algumas experiências culinárias que combinam alimentos saudáveis com os prazeres da gula. Segue uma receita de uma omelete de baixíssimas calorias, mas muito saborosa. A Eliana curte muito esse prato.

Ingredientes

Um ovo (clara e gema)
Quatro ovos (somente as claras)
Um punhado de salsa e cebolinha bem picadinho
Uma pimenta dedo de moça sem semente cortada em tirinha
¼ de uma cebola média cortada em tiras finas.
Uma fatia de queijo minas cortado em pequenos cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
Um fio de azeite

Modo de Preparo

Coloque o ovo e as claras em um recipiente acrescente duas colhes de água e bata bem até homogeneizar bem a mistura. Reserve.

Em uma frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e com o dedo espalhe bem cobrindo toda a sua superfície. De forma harmoniosa, disponha todos os outros ingredientes na frigideira e leve ao fogo baixo.

Passado um minuto no fogo, adicione cuidadosamente os ovos reservados e deixe no fogo até criar uma crosta consistente na parte de baixo da omelete. Cuidadosamente vire a omelete e deixe no fogo sempre baixo até formar também uma crosta consistente no outro lado.

Disponha em um prato e sirva com duas torradas

Obs.: Caso você tenha uma omeleteira como a foto acima, fica mais fácil o processo de vira o lado do omelete pois é só virar a omeleteira como sugere o seu formato.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Caminhando e Cantando



A idade chegou há muito tempo, e com isso veio a necessidade de praticar alguma atividade física. Escolhi caminhar pela comodidade habitada nesta modalidade, porém quero deixar um depoimento a respeito disso, encaro fazer exercício físico um porre, prefiro as atividades mentais. Esta é a típica situação  de como fazer para unir o útil ao agradável, e assim pensando descobri o óbvio, caminhar e escutar música.
Selecionei várias bandas, cantores e cantoras e gravei nas pastas no meu MP3 e todas as manhãs das 06h30min as 07h30min eu caminho e mato a saudades de músicas que de certa forma fizeram e fazem parte da minha vida.
Foi um alívio esta solução encontrada, pois já não agüente mais músicas nas rádios da nossa região. Invariavelmente só lixo cultural é apresentado ao público. Fico pensando sobre o que alguns radialistas disseram sobre a eleição do Tiririca. Todos foram unânimes em condenar a eleição e os eleitores insinuando ignorância, mas em momento algum foi avaliado o quanto eles contribuíram para isso, quando sob seus comandos, somente cultura inútil e músicas de gosto duvidoso apresentaram em seus programas diários.
No fundo eles nem são tão culpados assim, a péssima formação acadêmica com certeza contribui muito para estes desvios. Só para ter uma idéia do que eu estou falando, vou transcrever um caso relatado a mim. Em um certo Centro Universitário de uma certa cidade, em uma aula de comunicação, para alunos do último ano de jornalismo foi solicitado um trabalho de pesquisa sobre o Chico Buarque. 90% não tinham a menor idéia de quem era esta pessoa. Note bem, ultimo ano da faculdade.
Oferece a todos um trecho da música coisas da vida escrita pelo Paulinho da Viola, que certamente também é um mero desconhecido por estes alunos e alguns professores também.

Hoje eu vim minha nega
Querendo aquele sorriso
Que tu entregas pro céu
Quando te aperto em meus braços

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro - Dia do Professor


Hoje é o dia do Professor, data estipulada para prestar homenagens aos profissionais que fazem da sua vida o árduo e prazeroso exercício de ensinar.
Milito na educação faz muito tempo, mais de 30 anos, mesmo assim, ainda sinto um frio na barriga em cada primeira aula de cada turma nova que me é atribuída, e penso que se algum dia este medo passar, então já não terá sentido continuar. Espero que isto ainda esteja longe.
Não acho que seja vocação, sacerdócio ou qualquer outra coisa que as pessoas querem imputar à minha profissão, acredito que como qualquer outra forma de defender seu ganha pão, o professor deve gostar do que faz, para ser feliz e assim ministrar aulas com qualidade.
Sou meio avesso as homenagens, volto a dizer, o professor é um profissional como qualquer outro, que não precisa de homenagens, mas sim de respeito. Respeito por parte da sociedade, do estado, dos empregadores e claro, o mais importante, pelos seus alunos.
Extraio diversos prazeres da minha vida profissional, mas sem dúvida quando percebo que fiz a diferença na vida de um aluno, ai cai por terra tudo aquilo que até agora escrevi, uma onda de satisfação invade minha vida e por um breve tempo sinto-me especial. Logo passa, que bom, que pena.
Aos meus amigos, companheiros professores do curso de administração da Unicastelo Fabiana, Márcia, Ariangelo, Marcos Silvério, Vilma Beatriz, Fabio Silvério, Guga, Lúcio Lombardi e Glaucimarcos continuem na luta.
Nada será como antes amanhã.

Explosão de Sabores



Se eu pudesse agradecer aos meus professores pelo dia de hoje, principalmente
aqueles que fizeram a diferença na minha vida, com certeza os convidaria para
almoçar comigo e um dos pratos que com muito carinho iria fazer, compartilho
com todos através da receita abaixo. A receita é simples, porém muito saborosa

Frango Picante

INGREDIENTES:

- um quilo de files de frango contado em tiras não muito grossas
- uma colher de sopa de gengibre ralado
-uma cebola
- duas pimentas malaguetas (sem sementes) picadas em pequenos pedaços
- um maço de salsa
- um maço de cebolinha
- meio maço de coentro
- algumas folhas de manjericão
- dois dentes de alho
- sal e pimenta do reino a gosto
- meia xícara de óleo vegetal.
- um limão
- 400 ml de leite de coco

MODO DE PREPARO:

Tempere o frango com sal, pimenta  e limão e reserve
Bata em um Mix todos os ingredientes até virar uma pasta, (menos o óleo e o leite de coco) e reserve.
Aqueça bem uma panela WOK, acrescente o óleo e frite as tiras de frango por alguns poucos minutos.
Acrescente a pasta reservada e com uma colher de pau vá mexendo por aproximadamente dez minutos.
Acrescente o leite de coco e mexa por mais dois minutos.
Sirva imediatamente acompanhado de arroz branco

Bom apetite professores.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quando penso no futuro não esqueço meu passado

Que saudades da minha época de estudante universitário. Já faz muito tempo, tempo demais para meu desgosto. Lembro-me das aulas, das festas, dos amigos e principalmente das manifestações políticas que participávamos. Queríamos mudar o mundo, acabar com o imperialismo norte-americano, derrotar a burguesia nacional e apoiar todo e qualquer movimento de esquerda no Brasil e no mundo. Cuba, Nicarágua e a Polônia eram os ideários de qualquer estudante que participava do movimento estudantil. A UNE e a UEE além dos partidos políticos, quase todos clandestinos, faziam parte da nossa vida como hoje o Orkut e o Face Book fazem parte do dia a dia dos meus alunos.
Quando penso que estamos no meio de uma disputa acirrada para eleger nosso presidente da república e vejo os universitários totalmente aquém do debate fico triste e desesperançado.
Sei que é saudosismo, mas se transportássemos esta eleição para o passado, ou se trouxéssemos para o presente os estudantes de então, com certeza a disputa seria mais engajada e romântica.
Dói muito quando vejo meus alunos alienados do processo político dizendo que todo político é corrupto, que pena que pensem assim.
Meus cabelos estão caindo, minha barriga aumentando e a cada dia que passa diminui minha paciência e meu humor fica mais ácido, porém ainda acredito que o Brasil pode melhorar mesmo que seja pelo voto, mesmo que alguns alunos me olhem e não enxerguem nada.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O aborto do Serra

Diante da polêmica sobre o aborto, amplamente abordado de forma tendenciosa pela grande, democrática, ética e isenta imprensa brasileira, só restou à candidata Dilma, amargar um segundo turno nas eleições presidenciais.  Com certeza, os três milhões de votos que faltaram para a eleição ser resolvida no primeiro turno, migraram para a candidata Marina, que além de evangélica é detentora de um discurso manco sobre o aborto resumindo-o apenas no campo religioso. A oposição, liderada pelo Serra aproveitou-se disso e a tendência no segundo turno será polemizar as eleições com assuntos relacionados a questões que passam longe da política e da economia e centrar fogo em questões morais.
Causará repulsa em mim, mas não será surpresa se o Serra e os seus comparsas apoiados pela parte podre da mídia, utilizarem temas como eutanásia, pedofilia, sexo com animais, sadomasoquismo, e outras barbaridades nos seus programas eleitorais. Com certeza tentarão desesperadamente ligar a Dilma e o Lula a estes temas, e infelizmente alguns líderes religiosos por má fé ou mesmo por ignorância completa divulgarão isto entre seu rebanho como verdade absoluta.
A eleição ainda trará muita náusea para o Brasil.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Deixem o Tiririca em paz

Era só o que faltava, querem cassar o Tiririca. Certo juiz tenta impugnar a eleição do cidadão Tiririca, alegando que ele não é alfabetizado, portanto, não pode ser um digno representante da elite política brasileira. Talvez o palhaço Tiririca tenha contaminado o magistrado se transformado num grande circo.
Não votei, não votarei e penso que aqueles que votaram no Tiririca estão equivocados, porém após eleito levantarei bandeira e trincheiras para defendê-lo. Se for para avaliar o nível escolar do Tiririca, então que se faça também com todos os outros postulantes e eleitos. Aproveitando também por que não avaliar também os juízes?
Quem é pior para o Brasil, O Deputado Palhaço Tiririca, que foi eleito sem utilizar de nenhuma mentira ou calúnia, ou certo candidato que para chegar ao segundo turno da eleição orientou seus comparsas para espalharam no meio religioso, fatos caluniosos contra sua adversária.
O que é pior para o Brasil, o ingênuo Tiririca, os espertalhões que vivem fazendo falcatruas com o erário público.
Quem é pior para o Brasil, o analfabeto Tiririca, ou o Dr. Paulo Maluf, o Dr, Kassab, o Dr. Antonio Carlos Magalhães Neto, ou o Dr. Joaquim Roriz , ou o Dr. Serra etc.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Muita tristeza e muita alegria

Estou triste
O picolé de chuchu ganhou no primeiro turno. O Tiririca foi o mais votado do Brasil. Depois dizem que paulista sabe votar.

Outro motivo da minha tristeza. A marina consegui levar a eleição para o segundo turno. Depois de espalhar a calúnia de que a Dilma era mais popular que Jesus e que o aborto era bandeira do PT, o eleitorado evangélico e católico burro optou em votar no PV.

Estou também muito triste pois meu micro encheu de virus (provavelmente enviado pelo pessoal do psdb). Estou a escrever este post de um micro não meu. Só estarei no ar na sexta feira quando irei buscar minha máquina.

E para finalizar, tudo de ruim que aconteceu com o Brasil e comigo foi compensado com a derrota nas urnas do artur virgílio, tasso jeresarti, eloisa helena, cesar maia, vadão, collor, e mais um monte de demo e psdbista do contra. SARAVÁ

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Bar das Putas

Penso que as melhores lembranças que carregamos da vida estão associadas aos sabores e cheiros do passado. Quem não se lembra do cheiro da casa da mãe, do café da manhã, dos bolos assados que eram servidos à tarde. Todos bons momentos como um passe de mágica retornam em nossa mente e coração. Vira e mexe eu me deparo com esses pensamentos e lembranças.
A última vez que fui com meus filhos a São Paulo, fizemos um pequeno tour por alguns pontos turísticos e museus da cidade, além é claro, aproveitei para matar a saudade de alguns bares restaurantes e algumas comidas que faziam parte de uma etapa da minha vida, quando eu vivia em São Paulo. As lembranças de um tempo muito conturbado na vida política do Brasil, na época em que militávamos no movimento estudantil, na formação de um partido político e no movimento sindical, vieram a tona quando fui com meu filho almoçar no Bar da Putas, também conhecido como Bisteca de Ouro ou simplesmente  o Sujinho da Consolação.
Conta a lenda que na década de 50 a rua da Consolação em São Paulo, era um dos pontos que as prostitutas ficavam a espera de seus clientes. Quando a polícia apontava, elas corriam para dentro do Bar, e com a conivência do proprietário, se passavam por clientes. Assim que a polícia ia embora, elas voltavam para a lida. Daí o nome não oficial, mas que quase todo mundo conhece: o Bar das Putas. Passado os anos, não existem mais prostitutas na consolação, mas o apelido do bar continua.
Perdi a conta de quantas vezes após incansáveis reuniões políticas eu jantei ou almocei neste estabelecimento, quase sempre o mesmo prato, e sempre a mesma entrada, a salada de repolho do sujinho. Simplesmente incrível a textura e o gosto. Venho tentado copiá-la sem muito sucesso. O mais próximo que eu cheguei, compartilho com vocês com a receita abaixo.
Ingredientes

1 unidade(s) de repolho
1/2 unidade(s) de cebola média(s)
100 ml de Azeite 
1/3 copo(s) de vinagre tinto
quanto baste de sal
quanto baste de orégano
quanto baste de pimenta-do-reino branca em pó

Modo de Preparo
 Solte as folhas do repolho, lave-as e coloque para cozinhar no vapor por 10 minutos (em fogo médio). As folhas não podem ficar muito cozidas, devem manter uma certa consistência. Escorra e passe na água fria para parar o processo de cozimento; escorra novamente as folhas. Faça pequenos maços e corte bem fino. Deve ficar parecendo fios de ovos.
Corte a cebola em rodelas bem finas e depois, pique-as. Misture a cebola e o repolho, acrescente sal a gosto, 3 pitadas de pimenta-do-reino, 2 pitadas grandes de orégano, o vinagre, o azeite e mexa bem. Experimente e vá corrigindo o sal, a pimenta e o orégano até que dar ponto. Sirva com torradas e mussarela de búfala.