sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro - Dia do Professor


Hoje é o dia do Professor, data estipulada para prestar homenagens aos profissionais que fazem da sua vida o árduo e prazeroso exercício de ensinar.
Milito na educação faz muito tempo, mais de 30 anos, mesmo assim, ainda sinto um frio na barriga em cada primeira aula de cada turma nova que me é atribuída, e penso que se algum dia este medo passar, então já não terá sentido continuar. Espero que isto ainda esteja longe.
Não acho que seja vocação, sacerdócio ou qualquer outra coisa que as pessoas querem imputar à minha profissão, acredito que como qualquer outra forma de defender seu ganha pão, o professor deve gostar do que faz, para ser feliz e assim ministrar aulas com qualidade.
Sou meio avesso as homenagens, volto a dizer, o professor é um profissional como qualquer outro, que não precisa de homenagens, mas sim de respeito. Respeito por parte da sociedade, do estado, dos empregadores e claro, o mais importante, pelos seus alunos.
Extraio diversos prazeres da minha vida profissional, mas sem dúvida quando percebo que fiz a diferença na vida de um aluno, ai cai por terra tudo aquilo que até agora escrevi, uma onda de satisfação invade minha vida e por um breve tempo sinto-me especial. Logo passa, que bom, que pena.
Aos meus amigos, companheiros professores do curso de administração da Unicastelo Fabiana, Márcia, Ariangelo, Marcos Silvério, Vilma Beatriz, Fabio Silvério, Guga, Lúcio Lombardi e Glaucimarcos continuem na luta.
Nada será como antes amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário