terça-feira, 18 de setembro de 2012

Palmito Assado


Faz tempo que não publico nenhuma de minhas incursões pela cozinha de minha casa. Isto não quer dizer que parei de cozinhar. Muito pelo contrário, a cada semana penso em novos projetos gastronômicos e invariavelmente eu os executo. Por vezes ficam ótimos, por outras nem tanto. Mas é assim mesmo. Cozinhar antes de tudo necessita ser tratado como uma arte e para se obter sucesso na empreitada é necessário um bocado de transpiração ao pé do fogão.
Vou compartilhar uma receita simples, deliciosa e muito fácil de ser executada. O sucesso é garantido. Falo de palmito assado. Conheço poucos seres humanos que não apreciam palmito, Pode ser apreciado em saladas, sopas, cremes, como recheio de tortas e afins ou simplesmente em natura, tipo assim, abrir o vidro, passar o palmito pela água e saboreá-lo. E tem mais, além de ótima fonte de fibras, a quantidade de calorias é mínima e possui zero de gordura. Mas vamos ao que interessa:
Palmito Assado com Ervas
Vou descrever como eu faço para mim. É o suficiente para saciar minha vontade.
Eu compro palmito cru, diretamente do produtor. Um pedaço de aproximadamente 30 cm.
Tiro a casca e corto-o ao meio
Em cada uma das metades eu passo manteiga (não em excesso), coloco em um refratário,cubro com papel alumínio e ponha para assar em fogo médio por aproximadamente 30 minutos.
Retiro do forno, descarto o papel alumínio e coloco sobre os palmitos um mistura de ervas frescas (salsa, cebolinha, sálvia, alecrim, hortelão etc), além do sal e pimenta do reino. Na verdade as ervas vão de gosto a gosto. Por exemplo algumas pessoas não gostam de alecrim ou hortelã. Não faz mal. Coloque somente as ervas de seu gosto. Eu ia esquecendo, regue com um bom azeite.
Volte ao forno sem o papel alumínio e deixe as ervas secarem um pouco.
Sirva quente e divirta-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário