sábado, 15 de setembro de 2012

A F1 e o Airton Senna, Mais uma da Globo



Quem foi Airton Senna? Um campeão nas corridas de F1. O que mais? Nada além de engordar muito os cofres da Venus platinada e do seu comentarista mor, o tal do Galvão. Sei que muitos abominarão este e os demais comentários que farei sobre este cidadão, porém se for feita uma análise mais profunda, o Senna só contribuiu para a nação após a sua morte, quando a sua irmã assumiu i Instituto Airton Senna e através do dinheiro que ele recebeu começou a financiar diversos projetos de inclusão social.
A globo no afã de faturar cada vez mais, martelou na cabeça dos brasileiros, principalmente através do Galvão Bueno, que o Senna era uma espécie de herói nacional. E o pobre Brasil assumiu um piloto de uma categoria milionária como seu mártir.
Em vida, admito que foi um bom piloto, enquanto possuía um bom carro, mas como cidadão, deixou a desejar. Lembro me perfeitamente quando a África do Sul vivia um dos momentos mais sangrentos do Apartheid, regime repressor que segregava a maioria negra da população. Repudiado pela comunidade internacional, o país sofria boicotes políticos e embargos comerciais da ONU. Os embargos também atingiam o campo esportivo. Ainda nos anos 70, a FIFA baniu a África do Sul de competições de futebol, o COI proibiu o país de disputar os Jogos Olímpicos e mesmo o rúgbi e o críquete, esportes mais populares do país, também não podiam mais participar de competições internacionais. Mas, ainda assim, a Fórmula 1 continuava realizando sua corrida por lá, anualmente.
Transcrevo aqui parte da postagens feita no Blog: http://blogdocapelli.warmup.com.br
Normalmente programada para o começo do calendário, em 1985 foi diferente. A corrida foi agendada para outubro, como penúltima etapa do campeonato. E sofreu uma infeliz coincidência. Para a sexta-feira, véspera do GP, estava marcada a execução de Benjamin Moloise, poeta militante do Congresso Nacional Africano, partido tornado clandestino cujo presidente de honra era Nelson Mandela. O regime do Apartheid condenava e executava mais de 60 negros por ano no país, todos acusados de crimes políticos. Moloise era um deles. Apelos vinham de todas as partes. A comunidade internacional fez esforços para evitar a execução do condenado, algo similar ao ocorrido ano passado com Sakineh Ashtiani, condenada à morte no Irã. Mas tudo em vão.
O local previsto para a execução era a prisão central de Pretória, distante pouco mais de 20km do autódromo de Kyalami. O que reforçava a ideia de que a Fórmula 1, além de não dever correr na África do Sul, estava no lugar errado e na hora errada. A Finlândia fez apelos para que Keke Rosberg não disputasse a prova. O governo italiano pediu que suas equipes e pilotos boicotassem a corrida. A RAI, TV estatal da Itália, cancelou a transmissão pela televisão. A França fez o mesmo apelo e foi a única nação parcialmente atendida. As equipes Renault e Ligier não viajaram ao país, mas os pilotos franceses foram para Kyalami normalmente. Alain Prost chegou a prometer que, em protesto, não subiria ao pódio, o que acabou não cumprindo.
No Brasil, as pressões também foram imensas. Dois meses antes, em agosto, o presidente José Sarney havia assinado um decreto proibindo a todos os cidadãos brasileiros o intercâmbio esportivo, artístico e cultural com a África do Sul. Como brasileiros, Ayrton Senna e Nelson Piquet não poderiam participar da corrida e teriam seus vistos de saída negados caso embarcassem do Brasil. Como estavam na Europa, viajaram sem problemas para Kyalami, ainda que tenham recebido uma carta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados pedindo a “deserção”. O Ministério das Relações Exteriores enviou telegrama à CBA solicitando interferência junto à FIA para a não-realização da corrida. O ministro da época, Olavo Setúbal, fez um pedido pessoal a Jean-Marie Balestre. E foi ignorado.
Como também ignoraram os pedidos os pilotos brasileiros. Senna disse: “Não tem problema. Faço o meu trabalho, que é pilotar um carro para uma equipe inglesa”. Piquet deu ainda mais de ombros: “Essa história de que fui pressionado é invenção de um jornalista”. E Emerson Fittipaldi, que já estava na Indy, deu sua opinião à Folha de São Paulo: “Está muito certo [o acontecimento da corrida]. Esporte e política são coisas diferentes”.
E assim, enquanto Moloise era executado e a África do Sul entrava em convulsão social, com negros agredindo brancos nas ruas, quebrando vidraças, brigando e tomando tiros da polícia e colocando fogo em barricadas, a Fórmula 1, superficial, alienada e indiferente, ligava seus motores. Mas as pressões surtiram algum efeito, ainda que tardio. A FIA aderiu ao boicote ao país e só voltou a levar a Fórmula 1 novamente para lá em 1992, com o fim do Apartheid e dos embargos, dois anos após a libertação de Mandela, que seria eleito presidente em 1994.

Esta é a história do Grande SENNA, que a Globo nunca contou

Nenhum comentário:

Postar um comentário