domingo, 20 de novembro de 2011

Consciência Negra, quase nunca

Após 113 anos de história, o Athletic Bilbao, tradicional clube da Espanha, utilizou neste domingo pela primeira vez um jogador negro em uma partida oficial.
O zagueiro e lateral Jonás Ramalho, 18, foi o responsável por quebrar o tabu. Ele substituiu Iñigo Pérez aos 41min do segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Sevilla, fora de casa, pelo Campeonato Espanhol. O resultado quebrou um jejum de 18 anos sem triunfos da equipe basca, diante do adversário, na cidade de Sevilha.


Será que isto é reflexo da terrível situação econômica e política que a Espanha passa? Não sei, só consigo pensar que tipo de time de futebol e que tipo de torcedor se sujeita a uma tolice destas? Uns irão dizer que na verdade o Atlético de Bilbao não é Espanhol e sim Basco e por ser Basco isto é justificável, pois para defender o Athletic o atleta teria que ter nascido no País Basco ou ser descendente do povo daquela região, mas então não existem negro neste canto do mundo?
Enquanto isso no nosso país que segundo os espanhóis é atrasado, hoje é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário