quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A enorme crise européia.

O assunto mais importante nos próximos dois dias (03 e 04 de novembro), durante a cúpula do G20, é “resolver a crise financeira na Europa”, disse nesta quinta-feira (3) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, após se reunir com o presidente da França, Nicolas Sarkozy.
Os líderes das 20 principais economias do mundo reúnem-se hoje e amanhã em Cannes, na França, na cúpula do G20. O principal assunto em pauta deve ser a crise européia e o papel dos países emergentes em uma eventual ajuda à zona do euro. As incertezas com a região se agravaram nesta semana depois que a Grécia anunciou um referendo para consultar a população sobre a adesão ao plano de resgate do país acordado pela União Européia há poucos dias.
 “Na maior parte da nossa conversa tratamos de como fortalecer a recuperação econômica global, criando empregos e estabilizando os mercados financeiros do mundo”, disse Obama, durante entrevista coletiva ao lado de Sarkozy.
“O presidente Sarkozy demonstrou liderança extraordinária em suas decisões e eu concordo com ele que a União Europeia tem dado alguns passos importantes para alcançar uma solução abrangente.”
De acordo com Obama, durante o G20, será necessário desenvolver os detalhes sobre como implementar uma solução para a crise financeira “de forma decisiva e completa”.
 http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias
Folgada a Europa e os Estados Unidos. Quando a economia destas nações estava controlada, graças à exploração dos países pobres, a qualquer sinal de desequilíbrios econômico destes países pobres, vinha o FMI, emprestava dinheiro a juros exorbitantes que impediam o crescimento dos emergentes. Graças a uma série de medidas adotadas na última década por diversos países, inclusive o Brasil, hoje não precisamos mais de dinheiro emprestado. Na verdade temos reservas suficientes para emprestar para o mundo. Mas pensando bem: emprestar dinheiro para a Europa e os Estados Unidos, pois estão passando necessidades? Espero que não. Como já dizia o Presidente Lula: os responsáveis por esta crise têm olhos claros e cabelo loiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário