quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como Entender a Economia.

Estão cada vez mais confusas as explicações dos economistas sobre a situação econômica do Brasil e do Mundo. Mesmo que alguns tenham sólida formação acadêmica, o que observamos é um grande número de opiniões baseadas na metodologia do chutômetro.
Segundo vários analistas econômicos o Brasil já quebrou dezenas de vezes nesta última década. Ex ministros do planejamento e de áreas econômicas, além de ex presidentes do banco central opinam com tanta propriedade, que cabe sempre a mesma questão: Porque não resolveram os problemas econômicos do Brasil quando eles estavam no poder?
Quanto à situação mundial, estes mesmos analistas economistas apresentam diversos teoremas sobre o início, o meio e o fim desta e das crises anteriores. Invariavelmente eles erram.
A última grande piada que o mercado proporcionou foi a repentina valorização do dólar. A piada referida está nas explicações. Ninguém está entendendo o que aconteceu, mas mesmo assim explicam. Explicam, explicam, explicam e não dizem nada.
A oposição no seu legitimo papel de espernear também está atônita. Se antes eles reclamavam da desvalorização do dólar, agora berra pelos quatro cantos do país, acusando o Estado de incompetente pela repentina valorização da moeda americana.
Como a volatilidade dos mercados é grande, e provavelmente o dólar irá se desvalorizar então novamente teremos a oposição e seus economistas (segundo o Macaco Simão, a turma do primário mal feito) na condição de cachorro que caiu da mudança, ou seja de novo totalmente perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário