quarta-feira, 15 de junho de 2011

Risco soberano do Brasil fica abaixo dos índices dos EUA



O ministro Guido Mantega (Fazenda) comemorou hoje a queda do risco soberano do Brasil abaixo dos índices dos Estados Unidos. Em seu comentário, chegou a "tirar onda" com o país da América do Norte.
"Não posso resistir a fazer o comentário de que pela primeira vez na história o Risco Brasil é menor do que o risco dos EUA", disse ele, afirmando que a presidente Dilma Rousseff "ficou muito satisfeita com a questão de o Brasil ter risco menor do que os Estados Unidos".
Segundo Mantega, o fato de o "Credit Default Swap", ou CDS, (instrumento de proteção contra o risco de um devedor não cumprir suas obrigações) do Brasil tem sido negociado abaixo do norte-americano "mostra que nós estamos praticando uma política econômica correta" e que o Brasil "vem impondo respeito do resto do mundo".
Ainda que circunstancial, o índice mostra que, na prática, investidores vêem mais risco de calote dos Estados Unidos que do Brasil.

O PIG (Parido da Imprensa Golpista) que insiste em cavar aspectos negativos dos governos Lula e Dilma, com certeza dará pouca cobertura a este fato. É melhor falar dos altos impostos praticados no Brasil, deixando subentendido nas entrelinhas que é responsabilidade somente da esfera federal, não citando nunca o quanto os municípios e os estados participam destes tributos.
Sorte da presidente Dilma que o vulcão que assola o continente sul americano não se encontra em território brasileiro, pois ela correria o risco de ser acusada de tal catástrofe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário