quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jovens tomam as ruas na Espanha para protestar

Inspirada pelas revoluções árabes e na revolta dos estudantes da Grécia em meio à crise econômica internacional, uma série de protestos contra a política nacional e as condições sociais do país tomam conta da Espanha desde o último domingo 15.
As manifestações, divulgadas pelas redes sociais na internet, foram iniciadas pela organização Democracia Já e levaram às ruas mais de 130 mil pessoas, segundo o site da instituição. Entre os manifestantes estão milhares de jovens, os ni ni”, em uma referência aos que nem estudam nem trabalham, desempregados e integrantes de grupos sociais, que acampam em cerca de 50 cidades do país, como Barcelona, Valência, Málaga, La Coruña e Sevilha.
Os protestos têm como alvo as medidas de austeridade anunciadas pelo governo espanhol, com a tentativa de salvar bancos das dívidas e a redução das aposentadorias.
O movimento, já apelidado de 15 de maio - em referência à data em que teve início-, tem a pretensão de seguir até o domingo 22, dia das eleições locais na Espanha. No entanto, os protestos foram proibidos em algumas regiões do país, inclusive em Madri, onde se concentra na Puerta del Sol. Em uma resolução aprovada durante a tarde de quarta-feira 18, a Junta Eleitoral considerou não haver “causas extraordinárias e graves que justifiquem a urgência da convocatória solicitada em 24 horas” - no país, em caso de manifestações, é preciso apresentar notificação 10 dias antes do protesto, o que não aconteceu.
O sonho acabou. A Europa inteira excetuando-se por enquanto a Alemanha passa por uma grave crise econômica, social e moral. O mito que o europeu é civilizado vai caindo na mesma proporção em que some o dinheiro do bolso da população. Aqui no Brasil tivemos épocas em nossa recente história onde passávamos por terríveis necessidades de todas as ordens. Graças que isso já passou. Vale salientar que à medida que os países europeus começam a apodrecer, as economias dos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China começam a resplandecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário