quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ratatouille com Carneiro


Eu gosto de pratos rústicos onde os sabores dos ingredientes conseguem uma harmonização natural. Tenho estudado temperos e cada vez mais me convenço de que cozinhar bem é cozinhar de forma simples.
Não me impressiona a cozinha molecular nem os requintes da culinária francesa. Sou mais adepto a culinária de produtos frescos e de preferência orgânicos. É claro que os orgânicos ainda estão longe da mesa da população, mas fica o alento de que esta discussão está na pauta atual dos nutricionistas e chefes de cozinha. Para ilustrar o que eu penso sobre cozinha rústica, compartilho com vocês a receita de um prato que aprecio e com certeza cairá no gosto de muitos leitores.
Ratatouille com Carneiro
Ingredientes para o carneiro (para três pessoas)
Um quilo de carne de carneiro cortado em cubos de (+ ou –) seis cm.
Meio litro de vinho tinto seco de boa procedência
Sal, alho, pimenta dedo de moça, pimenta do reino em grão, hortelã a gosto
Azeite de oliva o quanto baste.

Ingredientes para o Ratatouille
Uma unidade de abobrinha do tipo menina
Uma unidade grande de berinjela
Doze tomates cereja
Duas colheres de sopa de ervas finas (vendidas em supermercados)
Azeite de oliva a gosto
Uma cebola pequena cortada em pequenos pedaços
Três dentes de alho cortados em pequenos pedaços
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo do carneiro
Em um pilão coloque uma colher de sopa de sal, quatro dentes de alho, uma pimenta dedo de moça sem semente e cortada em pedaços pequenos, alguns grãos de pimenta do reino e umas seis folhas de hortelã fresca. Amasse até obter a consistência de uma pasta, misture azeite de oliva e tempere os pedaços de carne com essa mistura. Reserve por duas horas.
Em uma panela de ferro sob fogo alto, coloque a carne do carneiro reservada e frite-a mexendo sempre por uns dez minutos. Acrescente o vinho, abaixe o fogo e deixe reduzir boa parte do molho. Experimente e corrija o sal e a pimenta se necessário.

Paralelamente:
Modo de preparo do Ratatouille
Corte a abobrinha em pedaços de (+ ou -) três cm, corte a berinjela do mesmo modo e corte ao meio os tomates cereja.
Em uma frigideira de ferro aqueça o azeite, acrescente a cebola deixando ela dourar, acrescente o alho picado e junte todos os ingredientes cortados. Abaixe o fogo e vá cozinhando e mexendo constantemente o ratatouille até a abobrinha ficar macia.
Adicione as duas colheres de ervas fina e mexa bem. Corrija o sal e a pimenta do reino.

Montagem do prato
No centro do prato coloque uma concha de ratatouille e por cima uma concha de carne de carneiro. Coloque um pouco do molho do carneiro sobre esta mistura.
Este prato eu dedico para as minhas irmãs, Monica e  Rosmary. Para a outra irmã, a Cristina só o Ratatouille, pois ela é vegetariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário