segunda-feira, 4 de abril de 2011

Elevação do rating reflete os bons fundamentos da economia


A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a nota soberana de crédito do Brasil nesta segunda-feira de BBB- para BBB. É a primeira elevação desde maio de 2008, quando a Fitch reconheceu o Brasil como grau de investimento --espécie de selo de segurança para quem investe em títulos do país. Faltam ainda oito níveis para o nível máximo da agência, AAA.
Governo segue com medidas para conter excesso de dólares, diz Mantega

Entenda o que é nota risco e grau de investimento

Segunda a Fitch, a elevação da nota do Brasil reflete a elevação da capacidade de crescimento sustentável do Brasil para algo entre 4% e 5%. Para 2011, a agência projeta expansão de 4%.
A agência também destaca que a transição de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidente Dilma Rousseff foi suave, com manutenção do consenso sobre a responsabilidade macroeconômica.
Além disso, destaca o relatório da Fitch, a nova administração tem mostrado sinais de maior contenção dos gastos públicos, que, juntamente com as perspectivas de crescimento saudável, deve permitir uma melhora da dívida pública.
"A trajetória de crescimento do Brasil a médio prazo deve se manter relativamente forte devido à dinâmica de consumo doméstico, que são sustentados pela diversidade econômica do país, uma grande e crescente classe média e um ciclo positivo de investimento", disse Shelly Shetty, diretora sênior e chefe de notas soberanos da América Latina na Fitch.

Então, o que irão dizer os pessimistas de plantão.

- Que o governo Dilma tem sorte?
- Que o mundo inteiro está ótimo, portanto o Brasil também automaticamente melhora?
- Que a agência é ligada ao PT, e inclusive financiou a campanha do partido?
- Que tudo isso se deve ao FHC em seus maravilhosos oito anos de governo?
- Que pode ter havido uma pequena melhoria na economia, mas que logo iremos quebrar?
- Que os brilhantes analistas do Estadão e da Veja disseram que não é bem assim.

A caravana passa e a cachorrada fica latindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário