quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Gaspacho – Sopa Fria de Tomates.


Gosto tanto de sopas que não consigo definir qual é a minha preferida. Qualquer mudança de tempo que apresente o mais leve sintoma de frio, vou às panelas e preparo meus caldos e sopas, sempre inovando em algum ingrediente. Ultimamente tenho usado pimenta bem picante para incrementar os sabores. Mas é claro e sabido que este prato servido quente não é apropriado para os dias de calor que acontecem durante quase todo o ano na cidade em que eu moro. A temperatura média aqui Votuporanga, interior de São Paulo beira aos infernais 35º.
Para saciar a minha vontade de usufruir de caldos e sopas lanço mão de saboreá-las frias. Compartilho com vocês uma receita clássica e deliciosa de Gaspacho. Experimentem, vale a pena.

Gaspacho – Sopa Fria de Tomates.

Oito tomates bem vermelhos
Um pepino, descascado e sem sementes.
Um pimentão verde, sem os miolos brancos.
Uma cebola
Um dente de alho
100 g de miolo de pão
Duas colheres de vinagre
200 ml de azeite
Sal e pimenta-do-reino (o quanto baste)

Modo de preparo:

Coloque o miolo de pão com o vinagre em uma tigela e deixe alguns minutos, passado o tempo bata no liquidificador os tomates, o pepino, o pimentão, a cebola, o alho, metade o azeite e um pouco de sal e pimenta-do-reino. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora e na hora de servir coloque um fio de azeite e a pimenta-do-reino moída na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário