terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sertanejo Universitário


Confesso que por mais que eu me esforce, não consigo compreender algumas coisas. Há poucos dias atrás estava na sala de aula com meus alunos eis que surge, não sei por que cargas d’água, o tema música. Fiquei um tanto assustado, pois poucos tinham a noção de quem era Paul McCartney, porém o que mais me desconcertou foi a declaração quase que unânime dos alunos que a preferência musical residia em um tipo de música denominada Sertanejo Universitário. Pensei cá com meus botões: ou a música sertaneja evoluiu ao ponto de se tornar universitária, ou os universitários regrediram ao ponto de gostarem de sertanejo, ou eu não tinha nenhuma explicação para este fenômeno. Fiquei com a terceira hipótese e fui atrás de explicações e informações que me fariam sair da ignorância e assim pudesse compreender do que se tratava o tal Sertanejo Universitário. Minhas expectativas apontavam para uma pesquisa que encontrasse músicas com conteúdos poéticos, políticos, utópicos, sonhadores e questionadores. Que as coisa da água do céu da terra e do mar estivessem sendo cantadas em verso e prosa. Acreditava que isso auxiliaria na formação de uma consciência crítica em nossos universitários fazendo-os pensarem uma nova geração e uma nova ordem mundial colocando os dedos nos narizes da minha geração questionando nossos erros e equívocos..
Ledo engano. O tal sertanejo universitário não passa de uma nova roupagem ao antigo sertanejo. Tudo continua não passando de rimas de amor com dor, ou o assassinato da língua portuguesa ou de letras chulas de duplo sentido.
Que pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário