quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Carpaccio

Uma coisa é certa sobre o Carpaccio, ele divide opiniões. É impossível ficar em cima do muro sobre ele, ou é amado ou odiado. Faço parte daqueles que idolatram o paladar e a textura de um bom carpaccio. O fascínio começa pela origem do nome. Conta a história que o prato foi criado pelo Chef  Giuseppe Cipriani em 1950,  em Veneza a pedido da condessa Amália Nani Mocenigo. Uma anemia fez com que seu médico solicitasse que ela comesse algo com carne crua, foi aí que Giuseppe criou esse prato. O nome foi inspirado nos vermelhos intensos usados pelo pintor Vittore Carpaccio em suas obras. Existem muitas receitas de carpaccio, compartilho com meus amigos uma que é meio criação minha, meio adaptação de outros preparos.
Ingredientes:
Uma peça de Filé de mignon
Um punhado de salsa bem picadinha
Um punhado de cebolinha bem picadinha
Um punhado pequeno de erva doce fresca bem picadinha
Mostarda Escura Hemmer (uma colher de sopa)
Suco de um limão de preferência siciliano (ou Taiti)
Azeite extra virgem (duas colheres de sopa)
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão a gosto
 
Preparo do File mignon
Limpe o filé, retirando toda a gordura e os nervos. Separe somente o miolo do filé  e envolva o em filme plástico e leve ao congelador. Quando tiver consistência, corte em lâminas bem finas, e reserve na geladeira.
Modo de preparo do molho
 Em uma vasilha, misture a salsa, a cebolinha, a erva doce fresca, a mostarda escura, o suco do limão, o azeite extra virgem e o sal e a pimenta do reino. Mexa bem.
Retire da geladeira a carne cortada, disponha as em uma travessa. Pincele o molho sobre a carne e por fim polvilhe com o queijo parmessão ralado.
Sirva gelado ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário