segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quando penso no futuro não esqueço meu passado

Que saudades da minha época de estudante universitário. Já faz muito tempo, tempo demais para meu desgosto. Lembro-me das aulas, das festas, dos amigos e principalmente das manifestações políticas que participávamos. Queríamos mudar o mundo, acabar com o imperialismo norte-americano, derrotar a burguesia nacional e apoiar todo e qualquer movimento de esquerda no Brasil e no mundo. Cuba, Nicarágua e a Polônia eram os ideários de qualquer estudante que participava do movimento estudantil. A UNE e a UEE além dos partidos políticos, quase todos clandestinos, faziam parte da nossa vida como hoje o Orkut e o Face Book fazem parte do dia a dia dos meus alunos.
Quando penso que estamos no meio de uma disputa acirrada para eleger nosso presidente da república e vejo os universitários totalmente aquém do debate fico triste e desesperançado.
Sei que é saudosismo, mas se transportássemos esta eleição para o passado, ou se trouxéssemos para o presente os estudantes de então, com certeza a disputa seria mais engajada e romântica.
Dói muito quando vejo meus alunos alienados do processo político dizendo que todo político é corrupto, que pena que pensem assim.
Meus cabelos estão caindo, minha barriga aumentando e a cada dia que passa diminui minha paciência e meu humor fica mais ácido, porém ainda acredito que o Brasil pode melhorar mesmo que seja pelo voto, mesmo que alguns alunos me olhem e não enxerguem nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário