terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pequenos e Podres Poderes (parte 6)

“A Televisão me deixou burro, muito burro demais. Agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais.”





Seria ingênuo chamar a TV de “pequeno e podre poder”, pois na verdade ela é um grande poder e muito podre. Sabemos que a televisão é um dos mais utilizados objetos no mundo e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em sua pesquisa de mercado, diz que 98% dos lares brasileiros possuem uma ou mais televisão. Existe mais TV nos lares do que geladeira ou fogão. Pelos números apresentados podemos supor que o uso inadequado desta ferramenta pode causar grandes malefícios para a população que diariamente assiste e acompanha diversos programas nas televisões do Brasil.
Nessa hora vozes se levantam e invocam o poder do telespectador de desligar a TV a hora que bem entender, mas na realidade não funciona bem assim, pois o fascínio que os programas de televisão exercem sobre as pessoas, além da absoluta falta de opção de lazer fazem com incautos expectadores consumam todas os tipos de porcarias transmitidas diariamente pela TV, quer sejam programas de entretenimento, quer seja programas jornalísticos ou ainda até de cunho religioso.
Não estamos pregando censura prévia ou a transformação da televisão em uma sala de aula chata e desinteressante onde somente passariam programas de cunho educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário